quinta-feira, 6 de junho de 2013

HEBRAISMO

Hebraísmo

O hebraísmo faz parte da Hermeneutica.
São certas expressões e maneiras peculiares do idioma hebreu que ocorrem em nossas traduções. É como se fossem apelidos, expressões e características de algo, de pessoas ou de famílias. O entendimento disto se faz necessário para entender o que a Bíblia quer nos comunicar.
Mostra também as características de uma pessoa, nos dando à direção de como é o caráter dessa pessoa. Um exemplo bem conhecido, é o significado do nome Jacó, que quer dizer usurpador ou enganador. Analisando a Bíblia, notamos que o nome corresponde com a característica da personagem (Gn 27). Estudaremos alguns exemplos para o melhor entendimento.

1.     Nomes característicos:
a.      A maioria dos nomes bíblicos tem um significado e alguns demonstram uma característica da pessoa. Explo.: Calebe – arrojado; Josué – Javé é salvação; Jedutum – louvor (Jedutum era o adorador que Davi colocou como chefe dos músicos de seu tabernáculo – I Cr 25:1-3); Davi – amado.
b.     Outros nomes são dados mediante a situação do nascimento da pessoa. Mostra a condição social, econômica e/ou emocional durante o seu nascimento e muitas vezes estavam ligadas ao seu futuro. Era como se o significado do nome fosse uma profecia. Explo.: Isaque – riso. Em Gn 18:12 Sara riu quando soube que ficaria grávida. Ismael – Deus ouve; Icabote  - a glória se foi. Icabote era neto de Eli que nasceu quando Eli e seu filho Fíneias, pai de Icabote, morreram e a Arca da Aliança foi levada (I Sm 4:19-22). Samuel – Deus ouve.

2.     Nomes referentes:
Os hebreus “apelidavam” uma pessoa pela sua característica. Explo: Filho da paz – pessoa calma, simpática, receptiva, com boa intenção (Lc 10:6). Filho da desobediência – pessoa desobediente e rebelde (Ef 2:2,5-6); filho da luz – filho de Deus (Ef5:8).

3.     A referência e descendência:
Usa-se muito a palavra “filho” para designar uma descendência. Explos.: Filhos de Levi; Melfibosete era chamado de filho de Saul, mas na verdade ele era neto. O mesmo processo usa-se para expressar descendência usando as palavras pai ou irmão (no caso de Ló para com Abraão).

4.     Quantidades:
Alguns números descritos na Bíblia, não definem exatamente o seu valor, ou seja, o número exato que se referem, mas mostram uma quantidade indeterminada. Explo.: Dez em Gn 3:17 e Dn 1:20 significa vários. Quarenta em II Rs 8:9 significa muitos. Sete e setenta significa uma grande quantidade, Quando Jesus foi perguntado o quanto se deve perdoar alguém, respondeu sete vezes setenta, expressando um grande e infinito número. A setenta semanas de Daniel mostrou um grande tempo em anos. Nós brasileiros usamos desse recurso em nossas expressões. É comum que as pessoas, quando querem expressar uma quantidade de tempo curta, usarem a expressão “dois minutinhos”, ou uma grande quantidade de tempo, usarem a expressão “meia hora”.

5.     Similaridades de palavras:
Existem vários nomes de pessoas, de locais repetidos. Existem também palavras usadas para definir algo, com nomes diferentes. Explo.: Faraó é o nome usado para os reis do Egito, que teve vários faraós. Abimaleque era o nome comum dos reis dos filisteus e Agague o dos reis dos amalequitas, como o de César era o nome dado aos imperadores de Roma. César Augusto (Lc 2:1), era o segundo que reinava quando Jesus nasceu. O César que reinava quando Jesus foi crucificado era Tibério. O que Paulo chamava de César ou Augusto era Nero (At 25:21).
Existem três Joãos na Bíblia:
a.      João, o apóstolo que era pescador (Mc 1:19-20) e tornou-se o discípulo amado (Jo 13:23). Foi ele quem escreveu o evangelho de João, as três cartas de João e o livro de Apocalipse.
b.     João Batista, o profeta que preparou o caminho de Jesus (Lc 3:1-3).
c.      João Marcos, primo de Barnabé (Cl 4:10), que andou com Paulo e Barnabé até Antioquia (At 12:25). Foi ele quem escreveu o primeiro evangelho, o de Marcos. A tradição diz que ele escreveu o evangelho pelos relatos de Pedro que o chamou de “meu filho” (I Pd 5:13).


http://www.comunidadecristaplenitude.com.br/img/base/ba302.gif

Um comentário: